'A Deusa Vencida' - Capítulo 41': 'A Verdade sobre Hortênsia'

Por Redação em 18/02/2022 às 13:26:53

Atenção:
Para conferir todos os capítulos e seguir a ordem cronológica – VALE A PENA –
CLIQUE AQUI!


Cecília (Glória Menzes) continuava insistindo sempre no seu ponto de vista: Hortênsia (Karin Rodrigues) estava viva e morava na fazenda, do outro lado do rio, por isso Fernando (Edson França) não permitia a ninguém ir lá.

Fernando justificava sua atitude alegando que sabia que Jovino, um antigo empregado da fazenda, elemento de mau caráter e bêbado inveterado, andava rondando as terras além do rio e que já tinha ameaçado se vingar por ter sido despedido, devido ao seu mau procedimento na fazenda, quando perseguia Candinha (Lourdinha Félix), com propósitos inconfessáveis.

Mas Cecília insistia.

Um dia Fernando tomou uma decisão. Foi ter com Cecília no quarto.

"Cecília, você está criando um ambiente de mal-estar com suas suspeitas e me obriga a tomar uma decisão: você pode ir até ao outro lado do rio quando quiser, mas lembre-se sempre que você me forçou a isso e nunca me culpe pelo que puder acontecer."

Era tudo o que Cecília esperava. Procurou Narcisa (Ruth de Souza) e a mandou chamar Jacinto (Silvio Piratininga) para que ele pudesse soltar uma das canoas, que costumavam ficar acorrentadas com cadeado, como medida de precaução de Fernando. Na verdade, Cecília já tinha feito a travessia uma vez com Narcisa. Estavam passeando na beira do rio quando Narcisa notou que uma das canoas que eram usadas para o transporte de ferramentas e de material para o outro lado estava solta, amarrada com uma corda, o que certamente fora uma distração de Jacinto. As duas tiveram a mesma ideia: remaram e atingiram a outra margem. Subiram a colina que lhes ficava à frente e, quando atingiram o ponto mais alto, divisaram ao longe, lá em baixo, uma casa pequena, toda branca, cercada por um pequeno jardim. De repente, saíra de dentro da casa um vulto, que parecia uma mulher como a que tinham visto à noite, tempos atrás, pondo-se a dançar e a gesticular estranhamente. Naquele dia, Narcisa teve ímpetos de ir até à casa, mas Cecília julgou mais conveniente voltar, já que a noite estava caindo. Não contaram a ninguém o que tinham visto porque Fernando poderia ficar muito zangado. Além do mais não adiantaria muito dizer mais uma vez que Hortênsia fora vista: ninguém acreditaria. O que Cecília pretendia era trazer a mulher para provar que existia e obrigar Fernando a identifica-la.

Jacinto se ofereceu para remar, mas Cecília o dispensou. Entraram na canoa e pouco tempo depois estavam do outro lado. Já sabiam que rumo seguir. Chegaram até à porta da casa e ouviram novamente a mesma voz cantando. Chamaram. Ninguém atendeu. Rodearam a casa: a voz vinha de dentro. Como a porta estivesse aberta, entraram. Só havia a sala, uma cozinha e o quarto.

Lentamente Narcisa abriu a porta do quarto: numa cadeira de balanço estava sentada a mesma mulher loura, vestida de branco, cantarolando uma música lenta e sem letra, enquanto se balançava. Nem deu sinal de perceber a presença de Cecília e Narcisa. Era exatamente a moça que Fernando pintara e estava louca!

Cecília nada mais tinha a fazer.

Voltaram para a fazenda e Cecília contou tudo o que vira. Desta vez, porém, não havia possibilidade de engano, tal a certeza que Cecília tinha do que falava, por isso, Vina (Rachel Martins) aguardou a chegada de Fernando, de volta dos cafezais. Fernando chegou pouco antes do jantar. Vina estava ansiosa para falar com ele:

"Meu filho, Cecília viu Hortênsia hoje! Por que você nunca me contou a respeito dela? Qualquer que tenham sido as razões que você tinha para trazê-la para cá eu teria entendido..."

Barreto (Machadinho), que estava perto, fez menção de sair para que Fernando e Vina ficassem à vontade, mas Fernando o impediu.

"Fique, senhor Barreto, o que eu tenho a dizer não é mais segredo e o senhor também precisa saber."

Fernando contou como conhecera Hortênsia e como se apaixonara perdidamente por ela.

Hortênsia era uma costureira de família de gente simples, mas tinha uma beleza rara que atraia a atenção de quem a visse. Encontrou-se com ela pela primeira vez numa loja de tecidos, onde fazia as compras que Vina e Sofia (Maria Aparecida Alves) lhe encomendavam. O dono da loja deu as informações que Fernando pediu sobre a moça e pouco tempo depois ele já lhe fazia a corte e a visitava, sempre que ia à cidade, o que passou a fazer mensalmente. Hortênsia era órfã de pai e mãe e vivia com uma velha tia a quem sustentava com seu trabalho. Fernando julgava ter encontrado finalmente sua futura esposa. Houve uma ocasião em que o trabalho o impediu de fazer a visita mensal e Fernando só pôde ir a São Paulo no mês seguinte, hospedando-se, como sempre, no Grande Hotel. Pretendia visitar Hortênsia no outro dia, fazendo-lhe uma surpresa, mas, à noite, ao voltar tarde para o Hotel, viu Hortênsia sair, acompanhada por Lineu Maciel (Altair Lima) e outros homens e mulheres de vida fácil, como se podia depreender pela maneira como se portavam: riam alto, abraçavam e beijavam aqueles senhores despudoradamente.

O porteiro do Hotel informou Fernando que eram coristas, quase todas. Trabalhavam numa companhia teatral que se apresentava em São Paulo, naqueles dias e que tinham vindo alegrar uma noitada de ricaços, que tinham alugado o primeiro andar do Hotel para fazer ali um clube fechado para festas e jogo. Veio o desespero. Fernando passou muito tempo sem ver Hortênsia mas, estando em São Paulo de outra vez, não foi capaz de voltar sem ir vê-la. Já estava louca.

A tia contou que Lineu Maciel prometera casamento à moça e, depois de se aproveitar dela durante muito tempo, voltara atrás e a abandonara. Hortênsia estava definhando e Fernando a internou numa casa de saúde, até que ela recuperou o vigor físico, sem todavia voltar à razão. A tia falecera e Hortênsia estava só e desamparada. Fernando, compadecido da moça, decidira leva-la às escondidas para a fazenda ao mesmo tempo que, tomado de ódio por Maciel, jurava para si mesmo que se vingaria. Muito mais tarde se arrependera de tudo e, quando foi obrigado a mostrar o retrato de Hortênsia, preferiu não contar toda a verdade, que certamente traria remorsos a Maciel.

Para Sofia foi uma triste revelação a que Fernando acabava de fazer. Naquele mesmo instante decidiu romper o noivado com Maciel e comunicar-lhe sua decisão logo que ele voltasse. "Se Maciel provocou a desgraça de Hortênsia, pensava Sofia, ele deve arcar com as conseqüências e, neste caso, é melhor deixa-lo livre para tomar a decisão que julgar mais conveniente".


Continua...

Não perca a próxima parte deste grande sucesso da TV, a novela "A Deusa Vencida", de Ivani Ribeiro. Capítulos todos os dias (de segunda à sexta), às 19h.

Para conferir todos os capítulos e seguir a ordem cronológica – VALE A PENA – CLIQUE AQUI!

· As imagens deste capítulo são cenas da novela;

· Capítulo extraído da coleção "Telenovelas Famosas" com original de Ivani Ribeiro, adaptado por Saveiro Jr.