'A Deusa Vencida' - Capítulo 40': 'O amor ressurge'

Por Redação em 11/02/2022 às 16:31:57

Atenção:

Para conferir todos os capítulos e seguir a ordem cronológica – VALE A PENA – CLIQUE AQUI!


As suspeitas de Cecília (Glória Menezes) de que Hortênsia (Karin Rodrigues) estava viva se robusteciam à medida em que aconteciam fatos que a autorizavam a pensar daquele modo.

O primeiro fora quando Narcisa (Ruth de Souza) avistara a mulher que fugira para o lado do rio. Depois, aconteceu a mesma coisa com Candinha (Lourdinha Félix), que vira uma mulher loura perto do "paiol". Em seguida, fora a vez de Zuza (Airton da Silva) que afirmava ter visto uma mulher vestida de branco perto da casa da fazenda e, por fim, a própria Cecília, que vira e ouvira uma mulher cantando. Era já tarde da noite e Cecília não conseguia dormir. De repente julgou ouvir uma voz de mulher, que cantava. Ao se certificar de que a voz era real, levantou-se, foi ao quarto de Narcisa e a chamou. Ambas desceram e saíram da casa, seguindo na direção da voz, que parecia vir do lado do "paiol". Rondaram a casa e notaram que a voz vinha de trás do bambuzal. Era noite de lua. Cecília e Narcisa rodearam o bambuzal e pararam de repente: bem diante delas, a uns dez metros, um vulto todo branco - parecia uma mulher fazendo gestos lentos e estranhos. Narcisa fez um esforço para vencer o medo e perguntou alto: "Quem é você?"

O vulto se virou, viu Cecília e Narcisa e disparou em direção do rio, com os cabelos esvoaçando. Era uma mulher. Narcisa, depois de um momento de indecisão, correu atrás dela, mas já era tarde: desaparecera como por encanto. Narcisa já ia voltando para junto de Cecília quando deu de frente com Jacinto (Silvio Piratininga).

"Ouvi uma voz", disse ele. "Vim saber o que era..."

"Era uma mulher", explicou Narcisa, desconfiando de que não estava contando a Jacinto nenhuma novidade.

Quando, no dia seguinte, Cecília afirmou que vira uma mulher vestida de branco, ninguém lhe deu crédito, apesar de Narcisa também ter presenciado o fato. Jacinto foi chamado e alegou que, ouvindo vozes, tinha ido ver o que era e se encontrara com Narcisa. Provar que Hortênsia existia estava se tornando uma obsessão em Cecília. Maciel (Altair Lima), conhecendo a fundo sua filha, sabia quão altiva era ela: Cecília não desistiria tão cedo de provar que Fernando (Edson França) ainda tinha um segredo, apesar de já ter desaparecido aquela ojeriza que ela tivera por Fernando durante tanto tempo.

O que acontecia com Cecília - e que ela ainda não se dera conta - é que já tinha por Fernando uma certa admiração e o comparava inconscientemente com Edmundo (Tarcísio Meira), perto do qual Fernando aparecia como um homem mais maduro e mais equilibrado. Já não mais sentia intimamente aquele inexplicável ciúme que Malu (Regina Duarte) fazia surgir quando lhe falava de Edmundo, do namoro e dos seus planos de casamento, há pouco desmanchado. Na verdade, a admiração de Cecília por Fernando bem cedo iria se transformar em amor e Cecília se preparava para esse amor, esforçando-se por eliminar todos os obstáculos, dos quais o mais sério e ameaçador era a presença de Hortênsia: havia de saber tudo, de descobrir tudo!

À medida em que Cecília mudava sua maneira de pensar a respeito de Fernando, Maciel também se transformava, a ponto de surpreender Barreto (Machadinho). Tudo começara quando Maciel tivera a recaída, sendo obrigado a guardar o leito por vários dias seguidos. Sofia (Maria Aparecida Alves) foi seu anjo da guarda durante todos os momentos dolorosos da doença. Restabelecendo-se, Maciel passou a admirar nela as qualidades que até então Sofia não tivera ocasião de mostrar. Impressionou Maciel a tal ponto que Barreto pensou estar despertando no amigo e patrão o antigo desejo de conquistas. Barreto se sentiu no dever de preveni-lo:

"Senhor Maciel, o senhor não deve ter pretensões a respeito de dona Sofia... é uma moça séria e digna! Não é como as outras que o senhor já teve..."

"Ora, Barreto", respondeu Maciel, "eu sei perfeitamente o que faço! Estou consciente de que dona Sofia é diferente das outras: tem um espírito nobre, é inteligente e ativa!... É evidente que não é como as outras!"

Barreto jamais ouvira Maciel mencionar uma mulher naqueles termos mas o conhecia suficientemente bem para saber que estava sendo sincero. "Não será grande novidade" - pensava ele – "se tivermos outro casamento entre as famílias Maciel e Albuquerque!"

E estava certo: pouco tempo depois, Maciel já fazia Corte declarada a Sofia, com tácita aprovação de Fernando e Cecília.

"Dona Sofia", disse um dia Maciel quando se viu a sós com Sofia, "durante a minha vida sempre tive contato com os mais diversos tipos humanos homens e mulheres. E aprendi a descobrir as qualidades e defeitos nas pessoas. Eu a tenho observado atentamente e até hoje não consegui descobrir nem um defeito na senhora e digo mais: jamais vi sentimentos tão nobres como os de que a senhora tem revelado ser possuidora..." - Sofia, embora esperando que aquela declaração viesse um dia, se ruborizava – "...e por isso me convenci de que seria uma honra muito grande para mim se a senhora aceitasse ser minha esposa!.."

Sofia estava encabulada e não sabia o que responder. Apenas balbuciou:

"Fernando.... Tia Vina (Raquel Martins)!..."

Maciel compreendeu que a resposta era sim e que deveria falar com Fernando e Vina. Não havia objeção. Fernando aprendera a compreender Maciel e tinha a opinião de que o que mais fazia falta na vida do sogro era uma esposa. Para Vina foi uma alegria saber que Maciel tomara a iniciativa há tanto tempo esperada de pedir a mão de Sofia. Deu seu consentimento de bom grado, mesmo porque simpatizava muito com Maciel. Comemoraram o noivado com um jantar especial, preparado por Vina, regado a champanha.

Maciel se preocupava em como ganhar a vida. Certamente não lhe seria difícil conseguir trabalho, devido à influência que sempre tivera em São Paulo, mas Fernando teve uma ideia que pouparia a Maciel a humilhação de solicitar um emprego, por mais bem remunerado que fosse. Fernando pensava que, com as relações e amizades que tinha na cidade, Maciel seria a pessoa mais indicada para cuidar dos negócios cada vez mais volumosos da fazenda e lhe propôs a incumbência. Maciel aceitou agradecido.

Na semana seguinte surgiu a primeira oportunidade para Maciel iniciar seu trabalho. Fernando pretendia vender para importadores ingleses uma partida de café e teria que entrar em concorrência com vários fazendeiros. Cabia a Maciel a tarefa de fazer o negócio para Fernando, que lhe passou todas as instruções que julgou necessárias e lhe recomendou que transmitisse a Edmundo a permissão para que ele viesse para a fazenda com Amarante (Ivã Mesquita) e Laércio (Hugo Santana).

No dia seguinte a estrada de ferro voltaria a funcionar normalmente. Maciel deveria partir para a cidade e só voltaria uma semana mais tarde. Fernando tinha esperança de acabar de uma vez por todas com a ameaça de outras cartas anónimas, descobrindo o autor e tomando as providências cabíveis.



Continua...

Não perca a próxima parte deste grande sucesso da TV, a novela "A Deusa Vencida", de Ivani Ribeiro. Capítulos todos os dias (de segunda à sexta), às 19h.

Para conferir todos os capítulos e seguir a ordem cronológica – VALE A PENA – CLIQUE AQUI!

· As imagens deste capítulo não são cenas da novela;

· Capítulo extraído da coleção "Telenovelas Famosas" com original de Ivani Ribeiro, adaptado por Saveiro Jr.