'A Deusa Vencida' - Capítulo 30: 'A Paz na Fazenda'

Por Redação em 30/11/2021 às 19:32:20

Atenção:
Para conferir todos os capítulos e seguir a ordem cronológica – VALE A PENA –
CLIQUE AQUI!

Pouco mais de dois meses após a partida de Edmundo (Tarcísio Meira), Malu (Regina Duarte) recebeu a primeira carta do primo. Como ela esperava, dentro do envelope havia um outro, fechado, para Cecília. Malu o escondeu para que Amarante não o encontrasse. Edmundo lhe dava o endereço definitivo e lhe pedia para fazer chegar às mãos de Cecília o outro envelope. Estava encantado com a França e principalmente com Paris. Começava os estudos com muito entusiasmo, prometendo voltar ao Brasil logo que terminasse o curso, uns dez meses depois.

A vida de Malu era, a cada dia que passava, mais atribulada. Amarante a fazia trabalhar muito e, sempre que era necessário comprar novos remédios, segundo a prescrição do doutor Vieira (e Malu prometera a Edmundo tomar todos os remédios recomendados pelo médico). Amarante se tornava simplesmente insuportável, regateando de toda maneira os mínimos gastos. Agora que chegara a carta de Edmundo, Malu decidiu partir para a fazenda, para passar uns tempos com Cecília (Glória Menezes), longe do tio. Aguardava apenas uma companhia e a conseguiu quando Fernando (Edson França), atendendo a um chamado de uma firma exportadora de café, foi a São Paulo por um dia. Voltou com ele para a fazenda. No fundo Malu se sentia constrangida por receber de Fernando tanta atenção e ter que levar a Cecília uma carta de Edmundo, colaborando na trama contra Fernando. Enfim, "promessa era promessa", pensava Malu. Já que ela se comprometera com Edmundo e Cecília, teria que ir até ao fim.

Tudo era novidade para Malu: a viagem de trem, as paisagens, o jantar no vagão-restaurante, as paradas em pequenas cidades, com estações cheias de vendedores de doces, frutas, salgados, que Fernando comprava e lhe oferecia. Chegaram à noite na fazenda. Foi uma surpresa para Cecília, que não estava esperando a amiga.

Malu, ao contrário do que acontecera com Cecília e Narcisa (Ruth de Souza), cativou a todos com seus modos suaves e sua delicadeza. Após as apresentações, Cecília a levou para seu quarto - estava ansiosa para saber das novidades.

"Você tem tido notícias de Edmundo?"

"Claro, eu vim por isso mesmo. Tenho uma carta de Edmundo para você!"

Cecília leu avidamente a carta e teve um sobressalto: Edmundo lhe pedia para cuidar muito bem de Malu... que estava condenada a morrer breve! Fez um esforço tremendo para não deixar transparecer seu choque. Respirou fundo e disfarçou:

"Como é bom saber que Edmundo gosta de mim, Malu!... Ele deixa transparecer isto em todas as linhas... está mais apaixonado ainda!"

"Mas, Cecília, e a sua situação com Fernando?"

"Ele jamais me encostou as mãos e jamais o fará isto. Já está bem claro e definido entre nós. Apenas fingimos que nos damos bem por causa de dona Vina (Raquel Martins). Sofia (Maria Aparecida Alves), ao que me parece, já sabe que Fernando e eu não temos nada um com o outro."

Malu não compreendia bem aquele estado de coisas.

"E você tem planos, Cecília? Pretende se separar de Fernando? Vocês não podem continuar assim a vida toda..."

"Claro que não! Vou me separar de Fernando e me casar com Edmundo assim que ele voltar. Formado, ele poderá ganhar a vida por si mesmo e não precisaremos depender de ninguém..."

Com o passar dos dias, Malu se fez amiga de Sofia e ganhou a estima de Vina, pelo respeito com que a tratava. Participava das brincadeiras de Tico (Ayres Pinto), Zuza (Airton da Silva) e Candinha (Lourdinha Félix), a quem ensinava passatempos novos.

Num dos passeios que Malu fazia com Cecília, se depararam com o "paiol". Narcisa, que nunca simpatizara um instante sequer com Fernando, já tinha sua opinião formada a respeito daquela casa:

"Ninguém me tira da cabeça que não tem mulher metida nesse meio", dizia ela apontando o "paiol". "Seu Fernando faz muito segredo... quem entra lá é só ele e Seu Jacinto... só homens."

"Mas, sinhá Vina e Sofia..." - Malu não compreendia como na fazenda pudesse haver um lugar assim tão misterioso. Cecília a interrompeu, explicando:

"Elas já perceberam que existe alguma coisa fora do normal, mas não insistem com Fernando, que tem muita ascendência sobre elas... Ele sempre diz que é perigoso entrar lá dentro, por causa de cobras e escorpiões, mas às vezes ele mesmo fica fechado lá por horas e horas... há dias em que vejo luz lá dentro tarde da noite. Fernando explica que fica cuidando dos livros da fazenda, mas eu tenho minhas dúvidas..."

A temporada na fazenda fazia bem a Malu. Tornara-se corada e mais alegre ainda. Fazia com Cecília longos passeios a cavalo e caminhadas pelos bosques, em companhia das crianças. Aprendeu com Tico e Zuza a armar arapucas e todas as tardes percorria com eles os locais onde se encontravam as armadilhas, para recolher pombas-rolas, nhambús e as saracuras da beira do rio. Sempre que havia um mensageiro, enviava um recado ao tio, em São Paulo, dando contas de que tudo estava correndo bem e pedindo vez por outra um remédio que se esgotava, pedido que Amarante (Ivan Mesquita) atendia com atraso, alegando escassez de tempo. Na maioria dos casos, Cecília ou Vina encomendavam na farmácia da vila o remédio desejado. Se o farmacêutico não o tinha, mandava vir da cidade. Tudo corria muito bem para Malu. Ela ganhara nova disposição para viver. Engordara um pouco, longe da vida difícil que tinha na casa do tio.

Mas, um dia, chegou uma carta de Amarante chamando-a de volta - as criadas tinham deixado o emprego e ninguém queria trabalhar para ele. Malu precisava voltar para cuidar da casa. A notícia entristeceu a todos na fazenda. A presença de Malu facilitara muito as boas relações de Vina e Sofia com Cecília. Agora que a menina voltava para São Paulo, talvez tudo piorasse novamente.

Ao mesmo tempo, Fernando recebeu de Barreto (Augusto Machado de Campos) um chamado à cidade, para cuidar de um assunto urgente: o jovem fazendeiro iria ser alvo de grande homenagem, em cerimônia promovida conjuntamente pela Secretaria da Agricultura e a Associação dos Cafeicultores, como reconhecimento pelo trabalho profícuo de Fernando no desenvolvimento e melhoria do padrão do café.

Durante a viagem, Fernando dirigiu a conversa com Malu para o assunto sobre os estudos de Edmundo e sua volta.

"Seu primo, Edmundo, tem dado notícias?"

"Escreve de vez em quando... vai indo bem nos estudos" — respondeu.

Malu estranhava que Fernando se interessasse por Edmundo.

"E quando volta?"

"Se tudo correr bem, dentro de seis meses... já volta formado e pretende montar consultório em São Paulo."

"Dentro de seis meses", repetiu Fernando. "Seis meses..."

Continua...

Não perca a próxima parte deste grande sucesso da TV, a novela "A Deusa Vencida", de Ivani Ribeiro. Capítulos todos os dias (de segunda à sexta), às 19h.

Para conferir todos os capítulos e seguir a ordem cronológica – VALE A PENA – CLIQUE AQUI!

· As imagens deste capítulo não são cenas da novela;

· Capítulo extraído da coleção "Telenovelas Famosas" com original de Ivani Ribeiro, adaptado por Saveiro Jr.