'A Deusa Vencida' - Capítulo 24: 'Detalhes...'

Por Redação em 22/11/2021 às 19:00:00

Atenção:
Para conferir todos os capítulos e seguir a ordem cronológica – VALE A PENA – CLIQUE AQUI!

Jorge Amarante (Ivan Mesquita) voltava para casa excitado, após ler no jornal a notícia do noivado de Cecília Maciel (Glória Menezes) e Fernando Albuquerque (Edson França) — "Então é por isso que Edmundo (Tarcísio Meira) anda arredio e calado ultimamente", pensava ele, "meu filho decidiu seguir meu conselho e romper o noivado... e deixou transparecer que o rompimento partira da noiva... ainda bem, assim ela não fica em má situação... Edmundo foi esperto... está saindo ao pai..."

"Edmundo, estou satisfeito com você, por ter rompido com Cecília Maciel... apenas estou sentido por saber dos fatos através dos jornais. Malu (Regina Duarte)... também já sabe?"

Edmundo fêz que sim, com a cabeça.

"Ah, então era um complô... todos sabiam, menos o pai... que paga tudo, que sustenta todos. Mas, não vou me amofinar por causa disso... estou contente, muito contente com a sua decisão. Você deu prova de ser esperto... aquele casamento não convinha aos Amarante..."

Edmundo ouvia sem dizer palavra.

"Pai, já é tempo de fazermos os exames médicos de Malu... o senhor prometeu que em algumas semanas disporia do dinheiro necessário, não podemos esperar mais..."

"Está bem, está bem! Pois faça os exames... seu pai paga... afinal é só para isso que recorrem a mim nesta casa!"

Realmente Amarante prometera a Edmundo dar-lhe o dinheiro logo após a recomendação do doutor Vieira, mas, as semanas se passaram e Amarante sempre alegava que não tinha a quantia suficiente, que se aguardasse mais uns dias. Na verdade, Amarante tentou de todos os modos conseguir fazer os exames de graça, através da recomendação de amigos, mas sempre encontrou dificuldades pela frente, devido ao fato de ser notória a sua avareza. Agora, não havia outra saída: tinha que pagar.

Edmundo passou a sair frequentemente com Malu, para acompanhá-la ao médico. Tornaram-se mais amigos ainda, passeavam pela cidade e Edmundo levava a prima quase todos os dias à casa de Cecília, sem entrar, todavia não lhe ficava bem voltar à casa da ex-noiva, após o rompimento.

À medida em que se aproximava a data do casamento de Cecília e Fernando, mais se ami?davam as visitas de Malu a Cecília. As duas amigas passavam horas juntas, acertando detalhes do casamento, visitando costureiras, fazendo compras, acompanhando a confecção do enxoval. Sabedor da real situação dos Maciel, Fernando autorizara Barreto (Augusto Machado de Campos) a pagar todas as contas da família e lhe enviava dinheiro de tempos em tempos. A altivez costumeira de Maciel e Cecília se mantinha atrás de uma cortina de silêncio — ninguém comentava o fato de que Fernando Albuquerque sustentava a casa dos Maciel. No íntimo, tanto Cecília como Maciel, sofriam terrivelmente com a humilhação, mas escondiam o seu amargor, numa tentativa desesperada para destruir pelo esquecimento a desgraça que se abatera sobre aquela casa. Neste estado de coisas,

Fernando Albuquerque era considerado como um mal necessário - todos recorriam a ele, detestando-o, era o que Barreto pensava.

Vina (Raquel Martins) estranhara profundamente o fato de Fernando voltar de São Paulo e avisar simplesmente que estava noivo e que ia se casar. Fernando jamais procedera assim - sempre consultara a mãe sobre os assuntos mais corriqueiros. Agora, quando decidia se casar - a decisão mais importante da vida de um homem - Fernando nada mais faz que avisar que já tem noiva e data marcada para o casamento.

Sofia (Maria Aparecida Alves) também teve um abalo e não pôde esconder sua tristeza — intimamente, esperava um dia casar-se com Fernando. Comentou com Vina a decisão de Fernando, censurando-o levemente por escolher uma moça da cidade, que jamais se acostumaria com a vida da fazenda.

Sempre que tinha oportunidade Vina falava de Cecília com Fernando, tentando formar uma imagem da futura nora através da descrição do filho. Chegando às vésperas da partida para São Paulo, Vina foi acometida de fortes dores na espinha, impedindo-a de andar e, consequentemente, de partir com o filho para São Paulo. Fernando a consolou, prometendo mandar fotografar todas as fases da cerimônia para a mãe ver como tinha sido o casamento. Como Sofia não podia acompanhá-lo, devido ao trabalho na fazenda, Fernando partiu só. Jacinto (Silvio Piratininga) foi levar o patrão à vila, na hora do trem. Fernando acertou com Jacinto o dia de sua volta no dia do casamento, após a recepção na casa de Maciel, tomaria o noturno com Cecília e chegaria de manhãzinha. Ficaria dois dias e depois começaria a viagem.

Chegando a São Paulo, Fernando chamou Barreto, para saber como iam os preparativos.

"Tudo em ordem, senhor Fernando. Tudo como foi planejado. Vai ser o casamento do ano. A cidade não comenta outra coisa..."

"E Cecília... mais tranquila?"

Barreto pensou para responder.

"Bem... dona Cecília parece muito cansada... o senhor sabe, os preparativos — enxoval, festa, convites, convidados... felizmente dona Maria Luiza a ajuda muito: costura muito bem e ajuda dona Cecília a supervisionar o trabalho das costureiras."

"Malu é uma moça muito prestativa... Como está ela de saúde?"

"Ainda não se sabe ao certo... parece que Jorge Amarante não permite que a menina faça todos os exames prescritos pelo médico. Comentou-se até que o filho de Amarante, Edmundo, adiou a parida para Europa e gastou parte do dinheiro da viagem com os exames da prima..."

"Como é que o senhor sabe de tudo isso, senhor Barreto? Quem comenta essas coisas?"

"Bem... dona Cecília. Como ela e dona Maria Luiza estão sempre juntas, é muito normal que fique sabendo desses fatos... o senhor sabe como são as mulheres..."

Fernando ficou pensativo e não conversou mais. Barreto julgou melhor se despedir.

"Então, até logo, senhor Fernando. Nós o esperaremos para o jantar."

De fato, Fernando combinara que iria à casa de Maciel à noite, quando se encontraria com Cecília — acertariam os últimos detalhes para o casamento, no dia seguinte. O resto da tarde seria aproveitado para uma última visita ao alfaiate, que já devia ter pronta e ajustada a casaca, encomenda um mês atrás. Era preciso também contratar os fotógrafos, segundo promessa feita a Vina, comprar presentes para as crianças e encomendar as ferramentas para a fazenda. Fernando tinha uma tarde cheia - se não se apressasse, não faria tudo o que tinha que ser feito.



Continua...

Não perca a próxima parte deste grande sucesso da TV, a novela "A Deusa Vencida", de Ivani Ribeiro. Capítulos todos os dias (de segunda à sexta), às 19h.

Para conferir todos os capítulos e seguir a ordem cronológica – VALE A PENA – CLIQUE AQUI!

· As imagens deste capítulo não são cenas da novela;

· Capítulo extraído da coleção "Telenovelas Famosas" com original de Ivani Ribeiro, adaptado por Saveiro Jr.