'A Deusa Vencida' - Capítulo 18: 'Apaixonados na encruzilhada'

Por Redação em 12/11/2021 às 19:00:00

Atenção:

Para conferir todos os capítulos e seguir a ordem cronológica – VALE A PENA – CLIQUE AQUI!

"Edmundo (Tarcísio Meira), já tomei uma decisão e não voltarei atrás. Não darei meu consentimento! Não vou permitir que a minha fortuna, feita com tanto suor e esforço, venha a ser partilhada com uma família de perdulários, como os Maciel. Eduquei você à custa de muito dinheiro! Você é um dos melhores partidos da cidade — é moço, rico e quase formado. Você merece uma noiva rica, à sua altura. Os Maciel estão na miséria: sei de fonte limpa que Lineu Maciel (Altair Lima), o barão falido, jogador e conquistador de mulherzinhas, teve que vender a própria casa para pagar dívidas!..." – Amarante (Ivã Mesquita) exultava. Edmundo mal podia acreditar.

"Papai, isso é uma infâmia. A família Maciel é uma das mais ricas de todo o estado..."

"Foi, meu filho, foi! Hoje Lineu Maciel deve possuir apenas um chalé na praia, se é que ainda o tem..."

"Ainda não acredito. E mesmo que fosse verdade, papai, eu amo Cecília (Glória Menezes) e quero me casar com ela, não com a fortuna da família Maciel. O que me importa é ter Cecilia..."

"Bobagens, Bobagens da juventude! Isso passa, amor passa. Mas, o dinheiro, se você o conserva, consegue tudo, compra tudo!"

"Papai, eu vou me casar com Cecília, com ou sem seu consentimento!"

"Se você se casar, não terá um real do que é meu. Eu o deserdarei! Meu dinheiro jamais irá parar nas mãos de Maciel! Nunca! Filho ingrato! Veja a paga que estou recebendo por tudo quanto fiz por você!... Mas, fique avisado: excluirei você de meu testamento e não darei um tostão para o seu casamento. Quero ver como vão se arranjar: noivo sem um níquel e noiva miserável! Será um bonito casamento!"

Edmundo se retirou para seu quarto. Malu (Regina Duarte), que ouvira a discussão, foi consolá-lo.

"Não ligue, Edmundo, o tio muda de ideia, isso passa."

"Não sei, Malu, nunca vi meu pai assim. Ele odeia a família Maciel há anos. Se é verdade o que ele disse... sobre a situação financeira do senhor Maciel, então vai ser difícil fazer meu pai mudar de ideia. E como eu poderei me casar, do jeito que estou? Não sou formado ainda, não trabalho... Manter a família, com que?"

"Tudo se arranja... você termina os estudos e começa a clinicar. Você vai ganhar a vida, Edmundo, então vocês se casam."

"Cecília precisa de mim agora, Malu. Ela não pode esperar até que eu me forme. Falta muito tempo. Se for verdade o que meu pai disse, preciso me casar o mais breve possível"

"Mas como pode ser? Cecília e o senhor Maciel não podem estar em tão má situação assim: você precisa ver as compras que ela fez para o aniversário! Vá falar com Cecília, você vai ver como ela desmente tudo..."

"Acho boa ideia, Malu. Acho que vou lá antes do jantar."

Cecília ainda examinava as mercadorias entregues uma hora antes, quando Narcisa (Ruth de Souza) veio avisar que Edmundo acabava de chegar; surpreendeu-se e se alegrou ao mesmo tempo com a visita inesperada.

Narcisa voltou com a resposta de que Cecilia desceria num instante e Edmundo continuou conversando com Barreto (Augusto Machado de Campos).

"Venho justamente para falar com Cecília sobre o que meu pai anda dizendo, senhor Barreto. Ela ainda não sabe que ele se opõe ao nosso casamento... Ele afirma que a situação financeira do senhor Maciel é das piores. É verdade, senhor Barreto?"

O procurador Barreto estava numa situação delicada e não sabia o que responder. Preferiu responder à sua maneira: evasivamente.

"Bem, dificuldades, quem não as tem hoje em dia? O que importa é se sabemos ou não contorná-las e encontrar a solução adequada para cada problema..."

Olhou para Edmundo para ver se ele estava satisfeito: não estava, mas, também, não insistia, por isso, Barreto não continuou. Cecília estava descendo a escada e Edmundo se dirigiu para ela.

"Surpresa?"

"Agradavelmente, Edmundo. Você adivinhou meu pensamento. Preciso falar com você. Que bom que você veio. Foi Malu que avisou você?

"Ela me aconselhou a vir falar com você; não me disse que você queria falar comigo."

Barreto se afastou discretamente.

Cecília e Edmundo saíram para o jardim.

Conversavam, enquanto andavam. De longe, de uma janela da biblioteca, Barreto os observava, imaginando o que os dois poderiam decidir – não havia muitas alternativas.

"Cecília, papai andou dizendo umas coisas... sobre a venda de sua casa... é verdade?"

A resposta foi um aceno de cabeça. Cecília, triste, mas já resignada, diante do fato consumado, continuou:

"Já está feito, infelizmente. Papai perdeu tudo, Edmundo, tudo! Só temos a casa da praia... vamos ter que mudar para lá, dentro de uns meses."

"Meu amor, você não merece sofrer esta humilhação... imagino quanto você tem sofrido."

"Tenho que falar novamente com meu pai... ele tem que compreender que..."

"Edmundo, por que falar novamente com seu pai? Por acaso ele..." Cecília não precisou terminar a pergunta os olhos de Edmundo revelavam tudo.

"Meu pai ameaçou deserdar-me, Cecília, se nós nos casarmos. Mas eu o convencerei, tenho que convencê-lo a mudar de ideia!"

"Mas, por que, Edmundo, por que?"

"Eu também não sei bem... meu pai anda muito estranho ultimamente. Parece-me que ele guarda um certo ressentimento contra o senhor Maciel por causa de uns negócios passados... coisa de muitos anos atrás. Mas, o importante, agora, meu amor, é que preciso de meu pai... sem ele, não tenho recursos para o nosso casamento, para montar nossa casa... Quero dar a você o que você merece, Cecília."

Ela apoiou a cabeça no ombro de Edmundo. Cecília pressentia uma tormenta e precisava da segurança que a presença de Edmundo lhe trazia.

Continua...

Não perca a próxima parte deste grande sucesso da TV, a novela "A Deusa Vencida", de Ivani Ribeiro. Capítulos todos os dias (de segunda à sexta), às 19h.

Para conferir todos os capítulos e seguir a ordem cronológica – VALE A PENA – CLIQUE AQUI!

· As imagens deste capítulo são cenas da novela;

· Capítulo extraído da coleção "Telenovelas Famosas" com original de Ivani Ribeiro, adaptado por Saveiro Jr.