'A Deusa Vencida' - Capítulo 02: 'O Império prestes à ruir...'

Por Redação em 21/10/2021 às 19:00:00

Os últimos meses foram os mais duros. Na semana anterior Barreto (Augusto Machado de Campos), o procurador da família Maciel, retirara todos os depósitos, já minguados, dos bancos. Todos os devedores da família Maciel tinham sido procurados e instados a liquidar suas dívidas.

Um ano antes a chácara do Brás passara para as mãos de Jorge Amarante (Ivan Mesquita), por um preço muito inferior ao seu valor real. A grande fazenda de centenas de alqueires da tradicional família Maciel, em apenas dois anos, loteada para satisfazer exigências de credores, fora reduzida a nada.

Antes deste período, as recordações eram gratas e cheias de nuances.

Maciel (Altair Lima), um dos homens mais conceituados da cidade, agraciado com o título de Barão pelo Imperador, com apenas trinta anos de idade, era a personalidade mais brilhante e requisitada da sociedade paulistana. Os negócios eram prósperos e a fortuna da família, agora nas mãos de Maciel, aumentava a olhos vistos. Prevendo o crescimento rápido da cidade e seu desenvolvimento industrial, impulsionado pela instalação da usina elétrica da Light, Maciel comprou várias glebas nos arrabaldes.

Em pouco tempo as terras triplicaram de valor devido à implantação de várias fábricas. Surgiu a necessidade da construção de casas e da criação de novos bairros. A população aumentava espantosamente. Aplicando seu dinheiro em ações e na construção de casas populares, Maciel via sua renda aumentar dia a dia. Tornou-se figura comentada e querida da classe operária quando se opôs firmemente à realização de um projeto de edificação de um bairro para trabalhadores. Analisando as plantas das casas, Maciel descobriu que não ofereciam um mínimo de conforto e de higiene que a dignidade humana exigia e denunciou publicamente o plano, ganhando com sua atitude milhares de amigos pobres e alguns inimigos ricos.

Dez anos após, as inimizades já se tinham diluído, restando de concreto daquele episódio unicamente a animosidade que Jorge Amarante demonstrava contra Maciel, sempre que tinha oportunidade.

A última vez fora quando a chácara passara para as mãos de Amarante. Barreto notara a impaciência, o nervosismo, o brilho no olhar de Amarante. A transação correspondia a um revide ao golpe sofrido dez anos antes. E nada indicava que Jorge Amarante já estivesse satisfeito.


Continua...

Não perca a próxima parte deste grande sucesso da TV, a novela "A Deusa Vencida", de Ivani Ribeiro. Capítulos todos os dias (de segunda à sexta), às 19h.

Para conferir todos os capítulos e seguir a ordem cronológica – VALE A PENA – CLIQUE AQUI!

· As imagens deste capítulo são cenas da novela;

· Capítulo extraído da coleção "Telenovelas Famosas" com original de Ivani Ribeiro, adaptado por Saveiro Jr.